Para utilizar o WhatsApp com eficiência é preciso entender em primeiro lugar que, novos canais de comunicação surgem a todo momento – redes sociais, chats, aplicativos de mensagens – e tem sido amplamente utilizados para estabelecer uma relação mais próxima e transparente com parceiros de negócios e consumidores.

Em primeiro lugar, o WhatsApp é o aplicativo favorito dos usuários por ser simples, direto, ágil, confiável e cheio de recursos que permitem transmitir muito mais que caracteres: compartilham emoções, momentos, sensações e humor.

Com mais de 1.3 bilhões de usuários no mundo, hoje é o serviço mais utilizado e pode ser usado como “coringa” no relacionamento corporativo.

No Brasil 90% das pessoas possuem smartphone e utilizam o WhatsApp ativamente.

Mas você sabe como utilizar o WhatsApp com eficiência dentro do seu negócio?

Existem 2 abordagens de utilização para o WhatsApp:

  1. Como ferramenta de comunicação interna:

Sua velocidade de comunicação beneficia diretamente as rotinas da empresa, possibilitando a troca de informação instantaneamente.

  1. Como ferramenta de marketing e expansão do negócio.

1) Como utilizar o WhatsApp como ferramenta de comunicação interna.


GRUPO DE TRABALHO

Criar um grupo de trabalho com os funcionários da empresa pode economizar algumas horas de trabalho, evita e-mails intermináveis, reuniões desnecessárias, sendo eficiente para recados rápidos ou avisos de uma forma geral.
Além disso, um grupo de trabalho favorece o compartilhamento de ideias, percepções e aprendizados de maneira ágil e dinâmica, ajuda na solução de problemas e feedbacks de ações. Além de acrescentar ao debate todos os recursos de mídia (fotos, vídeos, webs e links) ao alcance de um clique.

Quer aprender a criar um grupo de trabalho?

LISTA DE TRANSMISSÃO

Uma outra dica, é o uso do recurso lista de transmissão como canal de comunicação para mensagens urgentes, por exemplo: A rede caiu? Aconteceu um evento inesperado? Reunião de última hora. Qualquer mensagem é instantaneamente visualizada pelos colaboradores, portanto, saiba como configurar corretamente uma lista de distribuição clicando aqui e aproveitar melhor seus recursos.

WHATSAPP WEB

Uma versão online também pode ser usada para integrar o app ao seu dia-a-dia de trabalho, basta acessar o link: https://web.whatsapp.com/ e acessar atraves do seu celular.

REGRAS DE USO

Como qualquer ferramenta de comunicação, o seu uso deve ser orientado, pois apesar de todas as facilidades da tecnologia, deve-se atentar para o foco nas informações úteis para o negócio, evitando distrações e mensagens aleatórias. Dependendo do número de participantes, por exemplo, é indicado ter mais de um grupo com separação por assuntos ou por áreas.

2) Como ferramenta de marketing e expansão do negócio.

Como utilizar o WhatsApp com seus clientes

Criar um atendimento pelo WhatsApp é criar um canal direto com seu cliente.
Pode ser um canal de avaliação ou um chat de atendimento. Isso te dará a chance de resolver problemas antes que possa ser exposto em plataformas como o Facebook, Google, ProCon e ReclameAqui. Além disso, este canal pode ajudar a melhorar substancialmente seu atendimento, pois traz um retorno quase que automático das percepções do seu cliente, permitindo correções e manobras estratégicas, diante de novas promoções ou ações de marketing.

Hoje o próprio desenvolvedor do software já dispõe de uma versão para empresas se relacionarem com clientes, o WhatsApp Business.

Veja as principais funcionalidades e com configurar o WhatsApp Business clicando aqui.

E você já utilizou o WhatsApp para os negócios?
Conte-nos sua experiência!

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